O perito grafotécnico demonstra com clareza auto falsificação, enxertos, montagens e outras rasuras que possam demonstrar falsidade em um documento com convicção em detalhes, sua avaliação tem peso técnico e jurídico.

COMO FUNCIONA?

A Perícia Grafotécnica nos permite o estudo e análise de uma determinada grafia, tendo como principal finalidade a verificação da autenticidade de uma assinatura, ou ainda a identificação da autoria de um  determinado grafismo.

Através da realização deste estudo e análise, podemos identificar se determinada assinatura é autêntica ou não.

Possuímos um quadro de profissionais altamente especializados em análises Grafotécnicas que poderão desenvolver um trabalho totalmente adequado à sua necessidade.

Atuação em processos judiciais como assistente técnico judicial:

  • Laudo Técnico Grafotécnico

Este trabalho contempla um estudo criterioso objetivando a utilização em processos judiciais.

  • Identificação de assinaturas falsas;
  • Determinação da autoria de uma determinada assinatura ou escrita;
  • Identificação de alterações em documentos;
  • Identificação de falsificação em documentos, contratos, cheques, notas promissórias etc;
  •   Elaboração de quesitos;
  •   Acompanhamento dos trabalhos do perito judicial;
  •   Manifestação ao laudo judicial;
  •   Laudos complementares ou mesmo laudos para embasar o processo serão serviços complementares.
PERÍCIA EM ASSINATURAS

Na Perícia em assinatura o profissional é capaz de examinar diferentes formas da escrita, desde que saiba analisar se o documento é autêntico e provar a veracidade de uma assinatura ou escrita. Os exames feito em uma perícia grafotécnica mostram fatos vitais ricos em detalhes em seus laudos técnicos. O perito grafotécnico demonstra com clareza auto falsificação, enxertos, montagens e outras rasuras que possam demonstrar falsidade em um documento com convicção em detalhes, sua avaliação tem peso técnico e jurídico.

Assistente Técnico em Grafotécnica – Formulação de Quesitos -Manifestação Técnica – Elaboração de Laudo ou Parecer Técnico

Na Perícia Documentoscópica o profissional é capaz de examinar diferentes formas de documentos, desde que saiba analisar se o documento é autêntico e provar a veracidade. Os exames feito em uma perícia documentoscópica mostram fatos vitais ricos em detalhes em seus laudos técnicos.

O papel do perito em documentoscopia consiste em verificar a autenticidade dos documentos por ele examinados, ou seja, confirmar se eles foram de fato produzidos (ou ao menos emitidos) pela pessoa, órgão, empresa ou entidade a quem são atribuídos, bem como descobrir se sofreram alguma alteração depois de prontos.

Para isso, o perito precisa ser capaz de decifrar a “história” do documento, identificando quem o produziu, quando o fez e com que meios. O trabalho do perito, portanto, é muito mais complexo e abrangente (e, justamente por isso, mais instigante) do que uma mera observação das características e informações do documento analisado.

É uma investigação minuciosa, feita em todos os seus constituintes:

  • suporte (papel, plástico, etc.);
  • tintas;
  • manuscritos;
  • selos;
  • marcas de carimbo.

Mas também é uma avaliação dos sistemas gráficos empregados na produção do documento, do estilo redacional de seu autor e da consistência das informações nele contidas (em relação ao suposto emissor, ao propósito do documento e à época em que ele supostamente foi produzido).

É muito comum o perito em documentoscopia ser visto apenas como um expert em escritas ou um habilidoso comparador de documentos (o documento que está sendo periciado é um documento sabidamente autêntico, usado como “padrão de autenticidade”).

Seu trabalho envolve também essas atividades, mas não se restringe a elas, pois precisa ser muito mais abrangente. Como já foi dito, não há limites para a ação dos fraudadores e, da mesma maneira, não pode haver limites para a atuação do perito, que é o responsável por identificar a fraude e, por vezes, até mesmo descobrir o seu autor.


PERITO EM RÚBRICAS

A Rubrica é uma assinatura abreviada; abreviação da assinatura de alguém, ou seja, em um individuo utilizando algumas letras ou iniciais de seu nome ele cria um abreviamento de sua assinatura padrão.

Em qualquer documento a rubrica ou assinatura abreviada pode ser manuscrita, apenas com algumas iniciais ou letras do nome de cada indivíduo a forma de rubricar.

A perícia em rubrica é analisada da mesma forma e técnica a de uma perícia em assinatura, é realizado análise de confronto para que possa ser constatada autenticidade ou falsidade.

A rubrica e a assinatura são dois dispositivos de identificação pessoal adotada para dar validade jurídica em contratos e outras ocasiões importantes.


A Rubrica e sua importância

São fundamentais que todos os documentos possuam uma assinatura e uma rubrica próprias para facilitar a identificação pessoal, o documento é assinado na última página e as páginas iniciais são rubricadas.


Abreviação de assinatura

A assinatura abreviada é classificada de rubrica e não deve ser confundida com a assinatura pessoal de cada indivíduo; forma de garantir que a pessoa leu o que está acordando e caso haja alguma fraude a rubrica irá garantir que somente concordou com o contrato original.

Para maior segurança no contrato assinado é recomendável que a rubrica e a assinatura sejam registradas em cartório sendo assim oficiais. O poder legal (tabelião do órgão) garante sua autenticidade.


ASSINATURA ROGO

Assinatura Rogo é para pessoas que são analfabetas ou não podem assinar por alguma deficiência e também não consegue manifestar seu desejo por meio da escrita.

A procuração deverá ser outorgada por instrumento público a qual será assinada a rogo do outorgante (a seu pedido por outra pessoa), este ato com três testemunhas apondo sua assinatura juntamente com o tabelião indicando o nome das testemunhas e do assinante a rogo.